Instituto das Irmãs Franciscanas da

Penitência e Caridade Cristã

Conheça nossa históriaConheça Nossa História

Quaresma: tempo de voltar-se para o Senhor

Publicada em 05/03/2024

Quaresma: tempo de voltar-se para o Senhor

A Quaresma, tempo litúrgico que antecede a Páscoa, assume um significado especial na tradição franciscana, caracterizada por um caminho de conversão e preparação pascal. É um tempo de voltar-se para o Senhor Jesus. É marcado por três pilares: oração, jejum e caridade.

1. Oração:

Momento privilegiado para aprofundar a relação com Deus através da leitura orante da Bíblia, meditação, participação na liturgia e oração pessoal.

A oração franciscana é marcada pela simplicidade, contemplação e louvor a Deus.

Madre Madalena Daemen, a fundadora da Congregação das Irmãs Franciscanas da Penitência e Caridade Cristã, nos diz que "a oração é o alimento cotidiano da alma".

A oração quaresmal franciscana busca: o encontro pessoal com Jesus Cristo e a acolher a graça do perdão e acolhida que o bom Deus nos dá na gratuidade.

2. Jejum:

O jejum consiste na prática penitencial que visa o domínio próprio, a liberdade interior e a solidariedade com os necessitados.

O jejum franciscano não se limita à abstinência de alimentos, mas inclui também: abstinência de vícios e comportamentos prejudiciais; moderação no uso de bens materiais; jejum de palavras negativas e julgamentos.

3. Caridade:

A caridade é a expressão concreta do amor de Deus ao próximo por meio de ações de generosidade, compaixão e justiça social.

A caridade franciscana é inspirada na vida de São Francisco, que dedicou-se aos pobres e marginalizados. O acolhimento ao leproso por São Francisco de Assis é um exemplo inspirador de como o amor e a compaixão podem transformar o mundo. Que seu gesto nos inspire a construir uma sociedade mais justa e fraterna, onde todos sejam acolhidos e valorizados.

A Quaresma franciscana é um convite a:

A Quaresma franciscana é um tempo de graça e oportunidade para trilhar um caminho de conversão e preparação para a Páscoa. Através da oração, do jejum e da caridade, podemos nos unir a Cristo em sua paixão, morte e ressurreição, e construir um mundo mais fraterno e humano.

Este site pode utilizar cookies para segurança e para lhe assegurar uma experiência otimizada. Você concorda com a utilização de cookies ao navegar neste ambiente? Conheça a nossa Política de Privacidade.