Papa Francisco

Publicada em 01/05/2025

“Eu sou a ressurreição e a vida” (Jo 11,25)

Com o coração repleto de gratidão e também de profundo pesar, unimo-nos a toda a Igreja para manifestar nosso luto pelo falecimento do Santo Padre, Papa Francisco, ocorrido na manhã do dia 21 de abril de 2025, vítima de um AVC.

Em seus 12 anos de pontificado, o Papa Francisco foi sinal visível da ternura de Deus: simples, próximo, misericordioso. No domingo de Páscoa, dia 20, ele ainda abençoou o mundo da Basílica do Vaticano e, com um gesto de carinho, despediu-se do povo dando um último giro pela Praça de São Pedro. Um adeus silencioso que hoje ressoa nos corações do mundo inteiro.

Sua vida foi um testemunho vivo do Evangelho encarnado no serviço, na escuta dos pobres, no cuidado com a Casa Comum e na defesa incansável da paz. Seu sorriso acolhedor, suas palavras firmes e sua espiritualidade profundamente humana permanecem gravadas na memória de todos nós.

No dia 26 de abril, dia de seu sepultamento, as Irmãs Franciscanas da Penitência e Caridade Cristã, do São Francisco de Assis, em Santa Maria/RS, juntamente com leigos e em comunhão com a CRB/RS, realizaram uma celebração de gratidão e, como sinal de memória viva, plantaram uma oliveira no jardim do Convento, junto à estátua de São Francisco de Assis. Um gesto de esperança, vida e continuidade.

Que o legado de Papa Francisco nos inspire a seguir em frente como "Igreja em saída", guiados pela alegria do Evangelho. Que sua memória nos impulsione a sermos construtores de um mundo mais fraterno, justo e compassivo.

Descanse em paz, Papa Francisco. Obrigado por todo o bem realizado. Seu testemunho será eternamente um farol para cada um de nós.

Confira outras imagens