Publicada em 14/07/2025
Ir. Nilvete Soares Gomes é eleita para a Diretoria da CRB Nacional no triênio 2025–2028
A Vida Religiosa Consagrada no Brasil vive um novo tempo de compromisso, escuta e esperança. No dia 10 de julho de 2025, durante a 27ª Assembleia Geral Eletiva da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB Nacional), realizada em Brasília, foi eleita a nova Presidência, Diretoria e Conselho Fiscal da CRB para o triênio 2025–2028. A assembleia reuniu lideranças religiosas e religiosos, de todo o país, num clima de discernimento e comunhão eclesial.
Representante da nossa Província na Diretoria Nacional
Com alegria , comunicamos que a Irmã Nilvete Soares Gomes, Ministra Provincial da Província do Imaculado Coração de Maria, da Congregação das Irmãs Franciscanas da Penitência e Caridade Cristã, foi eleita como integrante da nova Diretoria da CRB Nacional. Psicóloga de formação, Ir. Nilvete possui experiência na formação religiosa. Sua presença na equipe diretiva nacional é sinal do compromisso com uma Vida Religiosa profética e samaritana.
Uma nova equipe a serviço da Vida Religiosa Consagrada
Para a presidência da CRB Nacional, foi eleita a Ir. Maria do Disterro Rocha Santos, da Congregação das Filhas do Coração Imaculado de Maria – Irmãs Cordimarianas. A nova diretoria é composta por religiosas e religiosos com ampla experiência em formação, gestão, missão e inserção social: Ir. Nilvete Soares Gomes – Irmãs Franciscanas da Penitência e Caridade Cristã; Ir. Eurides Alves de Oliveira – Irmãs do Imaculado Coração de Maria; Ir. Vera Maria Richter – Filhas do Sagrado Coração de Jesus; Ir. Guaracema Siqueira Tupinambá – Cônegas de Santo Agostinho; Irmão Heládio Firmino Rodrigues – Irmãos de Nossa Senhora de Lourdes; Pe. Francisco Sydney de Macêdo Gonçalves – Salvatorianos. O Conselho Fiscal também foi renovado com nomes de relevância nacional, com experiências diversas em educação, administração, pastoral e formação.
CRB: sentinela da esperança onde a vida clama
A nova equipe de coordenação da CRB Nacional assume o desafio de ser presença profética, articuladora e animadora da Vida Religiosa Consagrada no Brasil, especialmente em tempos de escuta sinodal, missão integral e compromisso com os pobres. O dia da eleição foi encerrado com uma Celebração Eucarística de ação de graças, reafirmando o chamado à comunhão e ao serviço.