Instituto das Irmãs Franciscanas da

Penitência e Caridade Cristã

Conheça nossa históriaConheça Nossa História

Retiro de Irmãs no Convento

Publicada em 30/04/2024

            O retiro das Irmãs Franciscanas foi realizado no Convento São Francisco de Assis, em Santa Maria/RS, nos dias 21 a 26 de abril de 2024, sob a orientação de Ir. Teresinha Lauer e Ir. Araci Kother.

           O retiro anual de cinco dias é antecedido por dois dias de formação permanente assessorada por irmãs e ou sacerdotes. As Irmãs da Equipe de Formação propuseram e o Conselho Provincial acolheu a sugestão de que os retiros anuais do quadriênio tivessem como tema motivador a proposta aprovada no XVI Capítulo Provincial. “Ressignificar o sentido de nossa vida consagrada”. No ano 2024 foram realizados seis retiros na Província, com o tema: “Por inspiração do Senhor, aceitamos esta vida...” (cf.RV 4). A reflexão enfoca a consagração para vivência do Evangelho, uma vida de conversão, misericórdia e compaixão, vida fraterna e minoridade e testemunhar o amor de Deus Providente.

            Nos retiros mensais as comunidades refletem o tema: Enraizadas na Palavra de Deus, somos profetas da esperança e da paz, ressignificando o sentido de nossa vida consagrada como tema geral e um específico mensal.

            O retiro é uma oportunidade de se afastar da rotina diária e dar mais tempo pessoal ao cultivo da fé. Ele inclue momentos de oração, reflexão e estudo. Faz parte do retiro a participação de Sacramentos, como Eucaristia e Reconciliação, bem como a Palavra de Deus que fortalece e traz inspiração na caminhada.

            A oração é uma parte importante do retiro. É reservado tempo para a oração individual e comunitária, pois a oração em confronto com a Palavra de Deus, faz refletir sobre a vida e o relacionamento com Deus, com os outros e com a criação.

        O silêncio faz parte do retiro, pois é benéfico em meio a realidade atual em que atualmente vivemos. O silêncio orante proporciona crescimento espiritual, melhora a conexão com Deus, ajuda no autoconhecimento e fortalece na vivência fraterna.

        Portanto, o retiro é um momento para reconectar-se com Deus, consigo mesma e com sua vocação, buscando fortalecimento e inspiração para seguir em frente em sua jornada.

Confira outras imagens

Este site pode utilizar cookies para segurança e para lhe assegurar uma experiência otimizada. Você concorda com a utilização de cookies ao navegar neste ambiente? Conheça a nossa Política de Privacidade.